sexta-feira, 17 de abril de 2009

A cura pelas flores


Em algum momento da vida, é normal sentir medo, ansiedade, raiva, insegurança... O problema está, na verdade, nos chamados sintomas orgânicos que esses desequilíbrios podem acarretar no organismo. Essas alterações indicam que o estado emocional está comprometido, e as energias vitais, sendo canalizadas de modo errado ou, até mesmo, bloqueadas.
Assim é necessário encontrar maneiras de trabalhar os sentimentos e curar as doenças que afligem a todos. É aí que entra a teoria proposta por Edward Bach, médico bacteriologista e patologista formado em 1912. Durante anos de trabalho no Hospital Homeopático de Londres, ele percebeu que um único medicamento, prescrito para a mesma doença, provocava reações diferentes em cada pessoa. Na verdade, o médico havia feito uma grande descoberta: a de que cada indivíduo reage de determinada forma à mesma doença. A partir de então, ele passou a considerar seus pacientes como um todo e a tratá-los por grupos de semelhança de comportamento, obtendo resultados significativos. Ou seja, a personalidade do paciente era considerada para Bach, a principal indicação do tratamento exigido. O panorama da vida do doente, suas emoções e seus sentimentos eram fatores fundamentais no tratamento de suas incapacidades físicas.
Sob o viés da homeopatia, Bach passou a buscar formas mais suaves e naturais de cura, e chegou a criar algumas vacinas. Além disso, procurou na natureza, mais especificamente nas plantas e nas flores, os componentes de seus medicamentos. Em 1928, descobriu as três primeiras flores do sistema: Impatiens, Mimulus e Clematis, que passaram a ser utilizadas em seus pacientes, sempre respeitando as particularidades de cada um, mesmo que a doença fosse a mesma. Anos mais tarde Dr. Bach chegou, ao todo, a 38 essências, que contituem um complexo sistema de cura em que a pessoa é tratada por inteiro.
Os florais de Bach estabelecem contato e harmonia com a verdadeira fonte de energia da pessoa. Esses medicamentos buscam chegar à raiz dos problemas e erradicar devidamente a causa dos desequilíbrios, após uma análise da personalidade e do quadro emocional do paciente. À medida que o organismo se reequilibra, os sintomas desaparecem gradativamente. Os florais podem ser usados concomitantemente com alopatia e homeopatia.
Para saber mais: Livro: Um convite à harmonia: como os Florais de Bach contribuem para o despertar do equilíbrio e da paz interior / Autora: Valquiria Rita Geraldini / Edições Inteligentes Pedidos no Disq Floral: (11) 30815217
Informações sobre atendimentos em Terapia Floral:
floraisesaude@gmail.com

Nenhum comentário: