sexta-feira, 15 de maio de 2009

A relação entre doença e emoção: um processo histórico



Apesar de a terapia com o uso de florais ter sido consolidada a partir de 1930, as relações entre doenças e emoções já são discutidas desde os primórdios da Medicina, quando já se acreditava que as origens dos males que afligiam os indivíduos estavam associadas às emoções. Hipócrates, o chamado "pai da Medicina", acreditava que a cura era uma arte mística. Ele defendia, inicialmente, que ela se daria pelos contrários, ou seja, que seria necessária a aplicação de um medicamento oposto ao mal que acometia o paciente; no entanto, ele logo se converteu ao princípio da semelhança e à cura pela natureza.

Entre os povos primitivos, havia uma série de terapias que atuavam com base na relação de equilíbrio entre corpo e mente, como, por exemplo, a acupuntura (que existe há pelo menos 4 mil anos na China), a musicoterapia (entre os persas) e a aromaterapia (na Antiguidade).

A propriedade curativa das flores também é algo que vem desde os tempos remotos. Nesta época, já era conhecido o princípio da similaridade, e, através do aspecto externo de uma flor ou planta, era possível descobrir o tipo de distúrbio que ela erradicaria. No século 15, Paracelso coletava orvalho em florescência para tratar distúrbios emocionais.

Mas foi apenas no século 19 que o estudioso Samuel Hanehmann passou a falar concretamente em corpos físico e mental. Ele sugeriu que o equilíbio entre os dois seria responsável pela cura das enfermidades e, assim, consolidou o princípio pela semelhança, o que se equipara à atuação das vacinas, que tratam os pacientes com o próprio agente da doença. Os estudos de Hanehmann foram fundamentais para que o Dr. Edward Bach pudesse descrever, décadas depois os florais.

Fonte: Guia de florais número 1 / On line editora

Para saber mais sobre florais: Livro: Um convite à harmonia: como os Florais de Bach contribuem para o despertar do equilíbrio e da paz interior / Autora: Valquiria Rita Geraldini / Edições Inteligentes Pedidos no Disq Floral: (11) 30815217 / Informações sobre atendimentos em Terapia Floral: floraisesaude@gmail.com

Nenhum comentário: