sexta-feira, 19 de março de 2010

Florais para Tensão Pré Menstrual

Compartilhando e-mail recebido pela empresa Disk Floral:

Logo após a ovulação e antes do período menstrual começar, a atividade hormonal feminina pode causar alterações tanto no aspecto físico como no comportamental – a tão famosa tensão pré-menstrual.

Em cada mulher, a TPM se manifesta de uma maneira diferente. Dores de cabeça, inchaços são algumas das queixas físicas. Outros relatos apontam depressão, irritabilidade, intolerância e letargia. As mulheres que apresentam este quadro precisam de ajuda. Este conjunto de sentimentos, em muitos casos, toma conta da mulher, deixando-a impotente. Acaba sendo uma tortura porque não é só ela a afetada, mas também, as pessoas com as quais convive.

As essências florais do Dr. Edward Bach são suaves, sutis, mas muito eficazes no equilíbrio das emoções. Elas devem ser escolhidas e indicadas individualmente. É impossível generalizar e fornecer uma fórmula para tensão pré-menstrual que seja igual para todas as mulheres com este problema. Somos pessoas diferentes com diferentes maneiras de sofrer os sintomas. No entanto, existem alguns que são comuns à maioria e as essências sugeridas abaixo devem ser consideradas nestes períodos.
São elas:


Para o período de adaptação: WALNUT
Esta essência auxilia na adaptação à alteração. É boa para qualquer período transitório - mudança de casa, novo emprego, puberdade, gravidez e a menopausa. Por esta razão, é também uma boa pedida durante o ciclo menstrual por se tratar de um período de adaptação motivado por alterações corporais preparatórias para a reprodução. WALNUT é um eliminador de ligações: ajuda a estabilizar alguma falha durante estas alterações, harmonizando os altos e baixos provocados pelo ciclo menstrual.

Para a depressão: MUSTARD
Esta essência é para o tipo de depressão que acontece sem uma razão aparente. Lança uma sombra de tristeza sobre o sofredor e, enquanto ali está, a vida deixa de ter alegria. É como um peso de chumbo – cada dia que passa é uma escravidão; as emoções passam, mas o coração fica pesado. É a depressão típica que acompanha a tensão pré-menstrual em grande número de mulheres, e em tais casos, a essência pode ser um grande alívio nesta fase de infelicidade.

Para a irritabilidade: IMPATIENS
Esta essência, exatamente como seu nome já sugere, é para impaciência, irritabilidade e mau-humor. Existem “tipos de pessoas” que ficam impacientes com a lentidão do outro e preferem seguir sozinhos em seu ritmo que não sejam atrapalhados pela lentidão alheia. Durante a fase pré-mentrual, a tendência deste tipo de pessoa é ficar pior. E por isto esta essência é de grande valia.

Para a intolerância: BEECH
Esta essência é para as pessoas que criticam os defeitos e deficiências alheias acreditando que apenas elas escapam desta máxima. Acham difícil compreender, se colocar no lugar da outra pessoa e não têm tolerância para a estupidez alheia. Esse tipo de emoção é comum neste período pré-menstrual quando tudo e todos nos enervam. Todos têm defeitos e as pequenas coisas que habitualmente mal seriam notadas, parecem extremamente incomodativas. BEECH ajuda a relaxar e a perceber a família, os amigos e, já agora, todos!

Para pensamentos irracionais: CHERRY PLUM
Esta essência é para a sensação de perda de controle. É para aqueles que têm receio que a mente entre em curto ou que têm medo de fazer alguma coisa medonha a si mesma ou aos outros. A essência também ajuda na perda de controle sobre seus pensamentos, atos, histeria, desejo súbito de gritar ou quando é invadida por um forte sentimento de raiva incontrolável (freqüentemente com algo trivial). É uma essência ótima que vai ajudar a colocar os sentimentos em ordem – uma essência para domar o tornado!

Para sentimentos de vingança: HOLLY
Para sentimentos de ódio, rompantes de ciúmes, inveja, suspeita, vingança. Útil para sentimentos de extrema raiva e pensamentos destrutivos em relação ao outro. Holly ajuda a anular essa raiva e permite que o amor e a compaixão tomem o seu lugar.

Para o ressentimento: WILLOW
Ajuda nos pensamentos de mágoa que se viraram para dentro – autocomiseração, introspecção ressentida, “ai de mim”,“como sou infeliz”, “eu não mereço” . Ofende-se pelo outro não se oferecer para ajudar, fica de cara fechada, sofredora.
Qualquer uma de nós já se sentiu assim, por alguns momentos e durante a fase pré-menstrual é um sentimento que aparece com freqüência. Esta essência vai ajudar a pensar positivamente e expressar sentimentos positivos para fora ao invés de se lamuriar.

Para a letargia e procrastinação: HORNBEAM
Esta essência é para a letargia e fadiga; para quem não quer ser “incomodado”, para aqueles que apresentam um desejo de acabar com o dia e voltar para a cama. (levantam tomam banho e ao invés de se trocar para começar seu dia caem na cama e pegam no sono novamente). HORNBEAM ajuda a ter força para enfrentar o dia, o trabalho, a vida e para enfrentar com mais otimismo e entusiasmo o que pintar no dia-a-dia.

Para a limpeza: CRAB APPLE
Esta é a essência apropriada para aqueles que, tem a sensação de impureza. O sentimento de inchaço físico, aparecimento de manchas faciais, cabelo oleoso, suor exagerado, etc, podem criar uma condição de que faz com que a pessoa se sinta feia, com auto-aversão; pode sentir-se gorda e indesejada. Quando a menstruação começa, algumas mulheres sentem-se envergonhadas com sentimento de estarem sujas como se algo de repugnante se passasse. Elas começam a “limpar a suposta sujeira”, lavando-se o tempo todo causando muitas vezes problemas de pele.
Para todos estes sentimentos, quer sejam sutis ou extremados, CRAB APPLE ajuda e permite apreciar o corpo e o ser pela sua singularidade. Ajuda a gostar, amar, respeitar e sentir orgulho daquilo que é, assim como a perceber o ciclo menstrual, não como uma maldição ou um acontecimento sujo e vergonhoso que a aflige uma vez por mês. Ajuda no amadurecimento e integralidade com seu corpo.


Para saber mais: Livro: Um convite à harmonia: como os Florais de Bach contribuem para o despertar do equilíbrio e da paz interior / Autora: Valquiria Rita Geraldini / Edições Inteligentes Pedidos no Disq Floral: (11) 30815217 / Informações sobre atendimentos em Terapia Floral: floraisesaude@gmail.com




Nenhum comentário: