Como psicóloga, sei perfeitamente que para muitas pessoas, o Natal e o final do ano são sinônimos de alegria, renovação e esperança, enquanto para outras, esta época do ano é vivenciada com profunda tristeza, angústia, níveis elevados de ansiedade e padrões mentais extremamente negativos.
Libertar-se destes sentimentos não é impossível. Sendo assim, peço a todos vocês que façam um esforço no sentido de não sucumbir à dor da alma que lateja em seu corpo e sua mente.
Tentem, na medida do possível, não pensar no que gera tanta dor e angústia. Pensar no motivo da sua dor deve servir, em especial, para você entender e elaborar a situação, e não como fonte eterna de sofrimento e autopunição. Entenda que ser feliz é uma questão de atitude, esforço próprio e determinação. Não aceite como verdade que sua felicidade depende apenas de grandes acontecimentos externos.
Busque inspiração de vida dentro de você, na simplicidade e na leveza da vida tal qual ela é, tenha amor próprio, faça uma auto avaliação positiva de si mesmo e, mesmo que ainda não tenha conquistado tudo o que deseja, valorize os seus esforços e se respeite. Lembre-se: seja no que for, só haverá mudança ou transformação, se houver Boa Vontade. De quem? A sua!
Não faça comparações de vida, ou seja, não fique comparando a sua vida com a de ninguém, use a sua energia vital para aquilo que você anseia ter e viver e pare de se martirizar. Esses comportamentos negativos o desvalorizam e o impedem de acreditar em si mesmo.
Se você sente culpa por algo que deixou de fazer peça perdão a si mesmo e, ao invés de pensar o tempo todo no que não fez, pense no que ainda pode fazer de bom.
Se for saudade de um ente querido, faça uma mentalização e uma oração para ele. Coloque boas energias nesta saudade!
Se for frustração, pense nos ensinamentos que isso lhe deixou.
Se for sentimento de solidão e abandono, reserve esses momentos para se aceitar, para fazer uma reflexão sincera consigo mesmo, "valorize a sua própria companhia", isso faz bem para a saúde física e mental.
Se você se decepcionou com alguém, não permita que essa energia negativa tire sua paz de espírito. Aproveite o final do ano para reciclar essas emoções e sentimentos transformando-os em positivos. "A energia positiva, o prazer em viver, o amor e respeito próprios e o otimismo, geram saúde física, mental e espiritual!"
Se sofrer de ansiedade, exercite a paciência e o respeito ao tempo da natureza, e entenda que, se você já plantou a semente, a única coisa a fazer é esperar. Então, espere com calma a sua colheita! Nunca exagere na autocrítica, ela é muito nociva para a saúde.
Valorize suas habilidades e qualidades e, sempre que possível, vá corrigindo os defeitos. Agindo assim e respeitando seus limites, você estará fazendo a lição de casa corretamente.
Ser feliz é uma questão de atitude e esse gesto depende principalmente de você.
Neste ano de 2025, desejo a todos vocês o melhor que a vida possa lhes oferecer em todos os sentidos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário