Compartilho neste blog a idéia de que viver dias, meses e anos felizes, prósperos e com muita paz interior é merecimento de todos. Celebre a vida, viva bem, viva muito e principalmente seja feliz!
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026
Carnaval
quarta-feira, 24 de setembro de 2025
Priorize o seu equilíbrio emocional e a sua saúde
Todas as pessoas, consciente e também inconscientemente, têm prioridades em suas vidas. Ou seja, fazem escolhas e determinam, de acordo com as suas crenças, recursos e valores internos, o que deve, realmente, permanecer no pico de suas pirâmides, transformando estas escolhas (devido ao lugar em que foram posicionadas) em prioridades.
No exercício da minha profissão, sei, perfeitamente, o quanto essas prioridades alteram o estado emocional das pessoas, e isso ocorre (entre outros fatores) devido à cobrança interna da pessoa com relação a ela mesma e aos resultados almejados.
Saiba que ninguém consegue produzir nada de forma adequada, em situações em que haja muita cobrança, pressa, insegurança e expectativa exagerada.
Este contexto, além de não trazer bons resultados, vai, a curto prazo e associado a outros fatores desencadeantes, gerar alterações orgânicas e vários sintomas físicos, tais como: palpitação, alteração da pressão arterial e sudorese; sintomas psicológicos como: distúrbios do sono, angústia, ansiedade e medo; alguns transtornos alimentares: exagero na alimentação ou ausência de fome, e também transtornos de humor caracterizados como euforia e depressão.
Portanto, seja qual for a sua prioridade e a situação em que estiver envolvido, priorize também o seu equilíbrio emocional. Mude alguns de seus padrões mentais, tenha uma atitude positiva perante a vida e acredite que, se fizer a sua parte com ponderação, planejamento e tranquilidade, todo o Universo irá conspirar a seu favor, inclusive a sua saúde física e mental.
sexta-feira, 25 de abril de 2025
Lições da vida
Todos os dias, aprendemos um pouco (ou muito) com a vida. São lições que nos fazem refletir sobre nossos comportamentos, crenças e modo de pensar.
Vez ou outra, algumas lições difíceis se repetem, o que significa que há algo a ser mudado, transformado ou definitivamente erradicado do jeito de ser e viver da pessoa. Jeito este que não a está favorecendo em algum aspecto.
No exercício da minha profissão, já comprovei que pouco adianta ficar apontando o que o outro tem que mudar para obter mais qualidade de vida, se a própria pessoa não se conscientizar disso e promover essa mudança.
E a verdade é: enquanto essa conscientização não se concretiza, aquele que está tentando ajudar só está jogando palavras ao vento.
Além dos fatores externos, há também muitas evidências e comprovações, de que o que permeia e existe no mundo interno de cada um influencia diretamente seu modo de viver e sua saúde.
Você já pensou em algo que o magoou profundamente e depois sentiu dores no corpo ou uma crise de enxaqueca. Já passou muito nervoso ou se frustrou com algo e depois sentiu sua saúde muito abalada, sentindo talvez uma forte arritmia ou então uma crise de gastrite nervosa, ou até mesmo uma crise aguda de cólica renal.
Quando o corpo expõe e reflete, através de sinais, sintomas ou doenças, nossos dramas pessoais e emocionais, a isso denominamos somatização. E este fenômeno, cedo ou tarde, surge na vida da maioria das pessoas.
Na esperança de viver dias melhores e de forma mais saudável, alimente dentro de si, diariamente, bons pensamentos e sentimentos, controle sua ansiedade e excesso de expectativas. Invista no seu aprimoramento pessoal e emocional.
Viva um dia após o outro mais confiante. Resolva e liberte-se de alguns problemas que você já carrega há anos em sua vida. Fique o mais distante possível de pessoas rancorosas, invejosas e destrutivas, que sugam sua energia, alegria e vitalidade.
Estabeleça para si mesma a meta de viver mais feliz e tranquila, e cumpra-a. Se empenhe neste sentido.
Identifique agora, com uma boa reflexão, o que tira seu humor e sua saúde física e mental, e restabeleça a ordem em alguns aspectos de sua vida.
Não aceite como verdade que seus problemas não tem solução, todos têm, busque ajuda de pessoas confiáveis e capacitadas para resolvê-los.
Transforme algumas lições da vida em oportunidades de crescimento e lembre-se: está em suas mãos e em seus comportamentos (mais refinados e evoluídos), fazer acontecer algo de muito positivo em sua vida. Acredite em você!
quinta-feira, 21 de setembro de 2023
Os sete principais neurotransmissores e seus efeitos
1- Dopamina: é responsável pelo hormônio do crescimento e pela coordenação dos movimentos. Está vinculada à euforia, mecanismos de recompensa e reforço de comportamento.
Hábito: comemorar, ser grato, fazer exercícios físicos e atividades criativas como pintura, ouvir música.
Efeito: reduz a ansiedade, melhora o ânimo, a energia e a motivação.
2- Serotonina: regula e modula o humor, sono, ansiedade, apetite, coagulação sanguínea, e o ciclo circadiano também. Tem efeito sobre o desejo sexual e aprendizado.
Hábito: exercícios físicos, tomar sol, massagens, comer alimentos ricos em triptofano como banana, ovos entre outros.
Efeito: reduz maus hábitos, aumenta a capacidade de decisão.
3- Melatonina: está conectada à retina e tem intensa relação com claridade/escuridão. Sua função é regular os diferentes ciclos do corpo humano, como os ciclos metabólicos, neuroendócrinos e sono-vigília.
Hábito: tomar um pouco de sol
Efeito: melhora a qualidade do sono.
4- Noradrenalina: está relacionada com o estado de alerta causado pela resposta de luta ou fuga do nosso corpo. Aumenta a atenção e a excitação nos momentos de estresse.
Hábito: massagens e exercícios físicos.
Efeito: reduz o estresse, melhora o foco e a capacidade de pensar.
5- Ocitocina: é um hormônio neurotransmissor. Tem função no reconhecimento social, na ligação e na reprodução sexual - causa as contrações do útero na hora do parto. É associada aos sentimentos de amor, gratidão e modulação do medo.
Hábito: trocas de afetos
Efeito: proporciona bons sentimentos, amor, conexão e confiança.
6- GABA: abreviação de ácido gama-aminobutírico, age na visão, controle motor e regulação da ansiedade e do humor.
Hábito: meditação, exercícios respiratórios, comer alimentos ricos em ácido glutâmico como banana, brócolis entre outros
Efeito: reduz a ansiedade e aumenta o relaxamento
7- Endorfina: também chamada de "hormônio do prazer", age na transmissão do sinal de dor, causando prazer, felicidade e bem estar. Tem envolvimento com a resposta imunológica do organismo.
Hábito: exercícios físicos, comer chocolate, relembrar bons momentos, contato com a natureza como fazer uma caminhada em um parque ou até mesmo mergulhar no mar.
Efeito: reduz a dor, a depressão e aumenta a sensação de felicidade.
Para saber mais:
- Livro Neurociência da mente e Comportamento / Autor: Roberto Lent
- Livro Dopamina a molécula do desejo / Autores Daniel Z. Lieberman e Michael E. Long
terça-feira, 5 de setembro de 2023
Os 7 tipos de cansaço (como curar e como prevenir)
O cansaço vai muito além do físico e do mental. Qual deles você sente?
O que você sente: dores pelo corpo; rigidez; fadiga
Como descansa: sono de qualidade; alongamento; repouso; massagem
O que você sente: exaustão mental após longos períodos de esforço intelectual ou concentração
Como descansa: sono de qualidade, lazer, atividades que esfriam a cabeça como brincar com o seu pet, regar as plantas ou arrumar a casa ouvindo música.
O que você sente: como se não tivesse sonhos ou propósito; que foi uma esponja de energias que não estavam no seu controle; alma fraca e desnutrida
Como descansa: passando um tempo na natureza; tome sol pela manhã; agradecendo pelas coisas boas
O que você sente: ansiedade; irritabilidade; perfeccionismo; autocobrança excessiva; se sente insuficiente e com medo de se sentir só.
Como descansa: autoconhecimento; se acolhe com carinho; imponha seus limites; faça atividades que te dão prazer
5- Cansaço sensorial
O que você sente: irritabilidade a sons, luzes ou cheiros fortes; exposição a estímulos excessivos ligados aos órgãos sensoriais
Como descansa: fique longe das telas na parte da noite; use roupas confortáveis; escute o que o seu corpo diz
6- Cansaço social
O que você sente: debilitada depois de passar muito tempo em lugares cheios ou de interagir com muitas pessoas; fica pensando no que os outros vão pensar; angústia
Como descansa: reflita sobre a importância que você dá a imagem que os outros tem de você; tente não focar no sentimento de vergonha; passe tempo de qualidade consigo mesma
7- Cansaço criativo
O que você sente: bloqueio criativo em situações em que é preciso resolver um problema; exaustão que te impede de colocar as ideias no papel
Como descansa: tudo bem ter momentos de não fazer nada; teste novas formas de inspiração; faça coisas simples e automáticas como tomar banho, regar as plantas ou varrer o chão
Para saber mais leia o livro Sacred Rest: Recover Your Life, Renew Your Energy, Restore Your Sanity (Descanso Sagrado: recupere sua vida, renove sua energia e restaure sua sanidade) escrito pela psiquiatra Saundra Dalton-Smith
quarta-feira, 22 de julho de 2020
Dia do Autocuidado
No dia 24 de julho é celebrado o Dia do Autocuidado. Você cultiva práticas de autocuidado?
Cuidar de si é um caminho que permite nos enxergar e nutrir amor por nós mesmos sendo também uma expressão da nossa auto estima permitindo levar uma vida com mais leveza.
Para celebrar esta data compartilho algumas ideias de práticas de autocuidado. São elas:
- leia um livro, procure fazer leituras inspiradoras;
- tome um banho relaxante;
- faça uma caminhada na natureza;
- respire profundamente;
- dedique-se a um hobby;
- faça exercícios de alongamento;
- faça uma automassagem;
- celebre suas conquistas;
- faça pausas para descansar;
- escute suas músicas favoritas.
Aproveite essas dicas e reserve um tempo para você, para descansar, refletir, cultivar o seu auto cuidado e fazer o que você mais gosta!
Photo by Olena Sergienko on Unsplash
terça-feira, 30 de junho de 2020
Mais poesia na sua rotina
A palavra poesia vem do grego poiesis, que significa fazer ou fabricar. Mas atenção ao detalhe: só existe poesia quando há compromisso com a beleza. Por isso, tudo o que o homem constrói com as mãos e também com o coração pode ser chamado de poesia. Valorizar cada momento do cotidiano é, de fato, fazer poesia.
Fazer poesia é usar na rotina aquela toalha nova, para torná-la, assim, especial. É preparar, com as próprias mãos, o bolo de aniversário, ou um pão para o café da manhã. É abrir a casa para a festa, mesmo que suje os tapetes, porque as pessoas valem mais do que os tapetes. É colocar flores na jarra, nem que seja só para si mesmo.
Neste novo mês, que começa amanhã, cultive com energia um novo estado de ser, que vibre a alegria em todo afazer e não desanime, faça da poesia a arte do viver bem.
Feliz julho para vocês!
Photo by freestocks on Unsplash
quinta-feira, 18 de junho de 2020
O poder das cores: a delicadeza dos tons pastel
Sou apaixonada pelos tons pastel! Tais tonalidades remetem a instantes de suavidade que podem estar associados tanto à infância quanto a momentos de muita delicadeza.
A ideia de inocência está implícita no tom pastel. É que, para essa tonalidade existir, ela depende de uma dose de pureza: o branco.
A paz do branco colabora assim com o caráter amistoso de rosas, azuis, verdes e amarelos-claros. Cores que ficaram associadas, em nosso imaginário, aos tempos em que éramos crianças. E, como tal, às coisas delicadas e dóceis da vida. Se os tons pastel tivessem um sabor, aliás, ele poderia ser o de algodão doce.
As cores claras também têm a ver com quietude, calma, romantismo. São o oposto de qualquer sentimento de brutalidade ou desassossego. Do mesmo jeito que elas iluminam, refrescam, por isso são também primaveris. Simbolicamente os tons pastel atuam sugerindo boas intenções, clareando pensamentos e apaziguando sentimentos.
Photo by Arnel Hasanovic on Unsplash
sexta-feira, 5 de junho de 2020
Pequenos prazeres de uma tarde de outono
Se para você não há nada mais banal do que tomar um café no meio da tarde, pare agora, rebobine a fita e observe a cena, desta vez acordando os cinco sentidos. Veja a riqueza de detalhes que está passando despercebida bem em frente do seu nariz. O aroma que sobe com a fumaça e aguça o paladar, a cor densa ou, se preferir, suavizada pela companhia do leite, o barulhinho da colher, o calor da xícara que aquece as mãos. Sem falar na sensação de acolhimento que torna os dias frios menos impessoais. Pequenos prazeres de uma tarde fria de outono!
Photo by Charissa T. on Unsplash
domingo, 27 de outubro de 2019
O que interfere na sua vitalidade?
Assim como os carros, nós também temos nosso tanque de combustível. Porém, em vez de um único combustível, como a gasolina, o que nos move e mantém a energia é uma complexa composição de fatores.
Fazer exercícios, dormir e comer bem garante o conforto e a disposição física, mas isso não é suficiente para ter vitalidade. Boa parte dela depende de como enfrentamos situações de rotina, das pessoas com quem convivemos, do nosso grau de preocupação e de indecisão e da capacidade de colocar prazer, esperança, alegria e amor em tudo que fazemos. Tanto quanto vitaminas e sais minerais, as emoções positivas são fundamentais para mantermos a disposição. E, por incrível que pareça, o que pode abalar nosso pique não são grandes problemas, mas pequenos aborrecimentos ou hábitos aparentemente inocentes - como falar demais, ter pensamentos fixos, tentar antecipar o curso dos acontecimentos.
Alguns pensamentos e atitudes tem o poder de nos encher de vitalidade e outros parecem sugar nossas forças. Saber reconhece-los é a chave para manter sua energia em alta.
O que interfere na sua vitalidade?
Photo by Bruno Nascimento on Unsplash
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019
Exercícios de Escrita Terapêutica
Dando sequência ao artigo da semana passada, selecionei alguns exercícios de Escrita Terapêutica. O objetivo deles é liberar emoções, ter mais inspiração e organizar pensamentos e ideias. Você pode utilizar o caderno onde está escrevendo o seu Diário Terapêutico para fazer estes exercícios. São eles:
- Escreva uma carta para o seu Eu do Futuro. O que espera que esteja vivendo daqui um ano? O que terá aprendido e superado? Que sonhos terá alcançado?
- Quais são as frases e citações que te inspiram? Escreva alguma delas.
- Escreva em um papel as coisas que causam ou causaram medo em sua vida. Pegue uma tesoura e corte o papel em pedacinhos bem pequenos.
-Escreva o sentimento que quer sentir durante todo o seu dia. Dobre o papel e coloque em sua carteira ou bolsa. Concentre-se em coisas boas e positivas.
terça-feira, 19 de fevereiro de 2019
Praticando a escrita terapêutica
Sempre acreditei que devemos cuidar da mente assim como cuidamos do corpo. Da mesma forma que uma boa alimentação, tomar água, ter uma boa noite de sono são importantes para o nosso bem estar físico também devemos ter práticas que colaboram para o nosso bem estar mental e a escrita terapêutica é com certeza uma delas.
Podemos definir a escrita terapêutica como uma técnica que consiste em escrever sem pensar muito no resultado final. A forma de expressão e a gramática não são importantes. É fundamental que seja um tipo de escrita introspectiva, pessoal e emocional funcionando como uma descarga de sentimentos e emoções trazendo mais leveza para a mente.
Os benefícios do diário terapêutico são muitos entre eles proporcionar autoconhecimento e paz interior através da liberação de tensões mentais, organização de pensamentos e ideias, ressignificar experiências compreendendo os problemas de outra perspectiva dando-lhes um outro significado.
Além disso há inúmeros casos de tensões internas que se transformam em problemas físicos como: dores nas costas, dores de cabeça, enxaquecas, tonturas, palpitações, distorções na visão, gastrites, problemas na pressão arterial etc. Sendo assim, é fundamental que cada pessoa expresse de alguma forma os desafios que tem em sua vida diária eliminando todo o peso que carrega dentro de si pois se guardamos as negatividades, em algum momento, elas acabarão saindo em forma de mal estar e dores físicas.
A escrita terapêutica pode ser o primeiro passo que você pode dar no cuidado da sua saúde emocional. Para fazer um diário terapêutico é muito simples: escolha um caderno para ser o seu diário. Nele você pode escrever o que quiser: atividades que gosta de fazer ou que tragam bem estar, suas conquistas, fazer uma lista de coisas pelas sente gratidão e também escrever sobre suas angústias, suas preocupações, pensamentos ou sentimentos mais perturbadores. É interessante no momento de colocar tudo no papel, descrever a emoção ou o sentimento que está sentindo uma vez que as emoções precisam ser identificadas e compreendidas pois é a partir do entendimento do que causou ou está causando o desconforto será possível começar a sair dele.
Então mãos à obra! Escreva! Apenas escreva! Deixe as palavras fluírem de forma livre e natural.
domingo, 8 de novembro de 2015
Materialização das nossas crenças
Nosso subconsciente trabalha na materialização de nossas crenças.
Ele não tem senso de humor. Faz sempre o que acreditamos. Não falha.
Dessa forma, o fracasso não existe. Você foi sempre um sucesso!
Sua vida é obra sua. Você é responsável por suas experiências.
Mesmo aquelas que parecem não depender de você foram atraídas por sua forma de pensar.
As coisas não vão bem? Só colhe infelicidade?
É hora de perceber como você consegue fazer isso.
Certamente não escolheu a atitude adequada para obter bons resultados.
Mudando essa atitude, tudo se modificará.
A vida deseja que você desenvolva seus potenciais de espírito eterno e aprenda a ser feliz.
A felicidade é nosso destino e só o bem é verdadeiro. Para nos ensinar isso, a vida programa nossas experiências de acordo com nossas necessidades.
Através do resultado dessas experiências conquistamos a sabedoria.
Na queixa há sempre uma justificativa para continuarmos a ser como somos, mas há também uma auto-imagem negativa. Você pensa que não pode fazer nada, que é incapaz e não merece.
Conforma-se em ser pobre, em ficar em segundo plano, em pensar primeiro nos outros (“é feio pensar em você primeiro”).
Acha que, para você ter, outros terão que dar e perder. Como se Deus fosse pobre e tão limitado que para dar a uns teria que tirar de outros. Esses pensamentos são altamente depressivos e atraem infelicidade.
Seu subconsciente obedece às mensagens que você lhe envia.
Você tem todo o poder de criar seu próprio destino. Se deseja viver melhor, reconheça isso.
Faça uma lista de suas crenças e até das frases que costuma dizer.
Se puser atenção e for sincera, logo vai perceber quais as crenças que são responsáveis por sua infelicidade. Não pense mais nelas. Esqueça-as.
Quanto mais se preocupar em eliminá-las, mais pensará nelas e as alimentará.
Trate de cultivar o oposto. Faça afirmações positivas sempre usando o presente. Exemplo: “Eu sou feliz”, “Tenho muita sorte”, “Minha saúde está cada dia melhor”, etc. Escreva-as e espalhe-as em sua casa, nos lugares onde você possa vê-las constantemente. Repita-as várias vezes por dia.
Mas não se esqueça de pôr emoção nelas, acreditar realmente no que afirmar. Ignore aquela vozinha que lhe diz que não vai funcionar. Não custa nada experimentar.
Lembre-se de que todos os problemas de sua vida foram criados por você. Você foi, é e sempre será um sucesso. Suas escolhas podem ter dado um resultado diverso do que você esperava, mas você conseguiu materializa-las. Refletem o que você crê, e o que você crê seu subconsciente materializa..
Pense nisso.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Inspire!
Respirar corretamente favorece o bem estar. Segue três exercícios para combater três sentimentos negativos:
Ansiedade: Feche os olhos, mantenha a coluna ereta e deixe os braços ao longo do corpo. Então interrompa sua respiração por alguns segundos e expire profundamente. Faça 3 vezes.
Estresse: Em pé, pernas paralelas na linha dos quadris, inspire e, na sequência, flexione os joelhos soltando o ar. Fique assim e cumpra 3 ciclos de respiração normal. Volte e repita 3 vezes.
Raiva: Com uma raquete de tênis ou um objeto parecido, gesticule como se estivesse lutando com alguém. Se preferir, bata sem parar em uma almofada até passar a crise.
Fonte: Revista Boa Forma, número 226
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Sistema imunológico e bem estar
O sistema imunológico também é influenciado pela maneira como nos sentimos. Isso acontece porque as nossas emoções são processadas no sistema límbico, localizado no cérebro. Quando estamos para baixo ou nervosos, ele manda uma mensagem para outra parte da massa cinzenta, o hipotálamo, que, por sua vez, encaminha uma ordem para a hipófise, conhecida como glândula-mestra do sistema nervoso. A hipófise, então, faz com que as suprarenais secretem na corrente sanguínea uma enxurrada de substâncias, principalmente adrenalina e cortisol - os hormônios do estresse. O resultado de todo esse processo químico é a diminuição da atividade das células de defesa, deixando o caminho live para os invasores. O coração também sente o baque e dispara, desencadeando uma reação em cadeia que atinge a respiração e a digestão, entre outras funções do corpo. Por outro lado, se estamos vendo o mundo com lentes cor de rosa, o cérebro inibe a produção de adrenalina e cortisol, ao mesmo tempo que manda para a circulação uma grande quantidade de endorfina, proporcionando ainda mais bem estar e fazendo o organismo todo funcionar.Fonte: Revista Bons Fluidos, maio 2009, página 34
domingo, 4 de julho de 2010
Purifique seu corpo: beba água!

Embora o nosso corpo seja, em sua maior parte, constituído de água, muitos de nós podem ter problemas de saúde por não tomar água em quantidade suficiente ou por preferir tomar estimulantes que desidratam o corpo, como café e refrigerantes.
Um grande número de brasileiros sofre de fadiga, mas poucos suspeitam que esse problema pode ser um sinal de que o corpo está desidratado. A falta de água também pode ser a causa de enxaquecas e de outros tipos de dor de cabeça, assim como de males como a angina, a prisão de ventre, a má digestão, a colite, a diabete, o colesterol, a asma, a pressão alta e a obesidade.
Pelo fato de a hidratação ser tão importante para a estrutura e o funcionamento da nossa estrutura celular básica, a desidratação é uma das principais causas do envelhecimento. Como disse o Dr. Alexis Carrell (ganhador do prêmio nobel de fisiologia e medicina), "A célula humana é imortal. É o fluido que a circunda que degenera. Se repusermos esse fluido regularmente, proporcionando à célula a nutrição de que ela precisa, a pulsação da vida pode durar para sempre".
Quando estiver bebendo um refrescante copo d'água, tente fazer o exercício a seguir, para aumentar os poderes de revitalização desse líquido abençoado. Basta repetir mentalmente as palavras abaixo:
"Enquanto bebo este fluido, o poder restaurador da água flui por todo o meu corpo, hidratando as minhas células e levando-lhes nutrientes. Esta água rejuvenesce os meus tecidos, aumenta a minha energia, propicia a minha cura e purifica o meu ser."
Embora a ciência ainda não tenha conseguido fotografar o processo de hidratação das células, você pode usar a sua imaginação para visualizar esse processo. Se preferir, imagine simplesmente um fluxo de água cristalina purificando todas as partes do seu corpo, nutrindo todas as células e rejuvenescendo todo o seu ser.
Adaptação do artigo "A Water-Drinking Exercise", de Janina Renée. Extraído do Almanaque 2006, Editora Pensamento.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Viva a beleza!!!!!!!!
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Cuide dos seus olhos!

Segue dois exercícios com o objetivo de relaxar os olhos e aprimorar a visão periférica.
1- Palming: Para relaxamento visual. Esfregue as mãos para aquecê-las e dobre-as no formato de concha. Coloque-as sobre os olhos fechados e permaneça assim por algum tempo. Visualize a cor preta, usada para superar a dor.
2- Balanço: Para relaxamento visual e aprimorar a visão periférica. Olhe para um ponto fixo e balance o corpo lentamente para um lado e para o outro, sem desviar os olhos do alvo escolhido. Você terá a impressão de que o objeto se move para o lado contrário ao seu corpo.
Extraído do livro Movimento para a Autocura-Self Healing: um Recurso Essencial para a Saúde, de Meir Schneider, ed. Cultrix.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Viva o otimismo!!!!

Mulheres de bem com a vida são mais saudáveis e vivem mais. Essa foi a conclusão de um estudo publicado na revista científica Circulation, da Associação Americana do Coração, envolvendo quase 100 mil voluntárias. Os resultados mostraram que as otimistas têm 9% menos chance de sofrer com problemas do coração e um risco 14% menor de se vitimar por algum outro tipo de doença. Já as pessimistas apresentaram índices elevados de colesterol e pressão alta. Segundo os especialistas, pessoas positivas se cuidam mais e emoções negativas fazem com que a circulação sanguínea receba uma enxurrada de substâncias, principalmente adrenalina e cortisol, os chamados hormônios do estresse, que prejudicam o coração e o sistema imunológico.
Fonte: Revista Bons Fluidos, número 128
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Bem estar

O Bem estar não acontece sem mais nem menos. Você não pode simplesmente estalar os dedos e decidir que vai sentir-se bem sem fazer um esforço consciente. Viver em equilíbrio significa dedicar algum tempo à auto renovação. Isso só depende de você. Você pode se renovar através do relaxamento. Ou pode se consumir inteiramente, no caso de se exceder em tudo o que faz. Pode mimar a si mesmo no plano mental ou espiritual. Ou pode atravessar a vida indiferente ao seu bem estar. Pode sentir uma energia vibrante. Ou pode entregar-se e deixar escapar os benefícios de uma boa saúde. Pode revitalizar-se para enfrentar um novo dia em paz e harmonia. Ou pode acordar com uma enorme apatia porque sua disposição já se foi há muito tempo. Lembre-se apenas de que cada dia oferece uma nova oportunidade de renovação. Uma nova oportunidade para recarregar as baterias em lugar de esmurrar a parede.
Retirado do livro "Os 7 hábitos compactos das pessoas altamente eficazes. Renovação" / Negócio Editora













