Mostrando postagens com marcador Natal e Ano Novo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Natal e Ano Novo. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Uma reflexão sobre o final do ano

 



 Como psicóloga, sei perfeitamente que para muitas pessoas, o Natal e o final do ano são sinônimos de alegria, renovação e esperança, enquanto para outras, esta época do ano é vivenciada com profunda tristeza, angústia, níveis elevados de ansiedade e padrões mentais extremamente negativos.

Libertar-se destes sentimentos não é impossível. Sendo assim, peço a todos vocês que façam um esforço no sentido de não sucumbir à dor da alma que lateja em seu corpo e sua mente.

Tentem, na medida do possível, não pensar no que gera tanta dor e angústia. Pensar no motivo da sua dor deve servir, em especial, para você entender e elaborar a situação, e não como fonte eterna de sofrimento e autopunição. Entenda que ser feliz é uma questão de atitude, esforço próprio e determinação. Não aceite como verdade que sua felicidade depende apenas de grandes acontecimentos externos. 

Busque inspiração de vida dentro de você, na simplicidade e na leveza da vida tal qual ela é, tenha amor próprio, faça uma auto avaliação positiva de si mesmo e, mesmo que ainda não tenha conquistado tudo o que deseja, valorize os seus esforços e se respeite. Lembre-se: seja no que for, só haverá mudança ou transformação, se houver Boa Vontade. De quem? A sua!

Não faça comparações de vida, ou seja, não fique comparando a sua vida com a de ninguém, use a sua energia vital para aquilo que você anseia ter e viver e pare de se martirizar. Esses comportamentos negativos o desvalorizam e o impedem de acreditar em si mesmo. 

Se você sente culpa por algo que deixou de fazer peça perdão a si mesmo e, ao invés de pensar o tempo todo no que não fez, pense no que ainda pode fazer de bom.

Se for saudade de um ente querido, faça uma mentalização e uma oração para ele. Coloque boas energias nesta saudade!

Se for frustração, pense nos ensinamentos que isso lhe deixou.

Se for sentimento de solidão e abandono, reserve esses momentos para se aceitar, para fazer uma reflexão sincera consigo mesmo, "valorize a sua própria companhia", isso faz bem para a saúde física e mental.

Se você se decepcionou com alguém, não permita que essa energia negativa tire sua paz de espírito. Aproveite o final do ano para reciclar essas emoções e sentimentos transformando-os em positivos. "A energia positiva, o prazer em viver, o amor e respeito próprios e o otimismo, geram saúde física, mental e espiritual!"

Se sofrer de ansiedade, exercite a paciência e o respeito ao tempo da natureza, e entenda que, se você já plantou a semente, a única coisa a fazer é esperar. Então, espere com calma a sua colheita! Nunca exagere na autocrítica, ela é muito nociva para a saúde.

Valorize suas habilidades e qualidades e, sempre que possível, vá corrigindo os defeitos. Agindo assim e respeitando seus limites, você estará fazendo a lição de casa corretamente.

Ser feliz é uma questão de atitude e esse gesto depende principalmente de você.

Neste ano de 2026, desejo a todos vocês o melhor que a vida possa lhes oferecer em todos os sentidos...

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Em 2025, exercite o aprimoramento pessoal





Inicio este texto, citando partes da letra de uma música, que resume exatamente minha proposta de reflexão aos leitores em 2025, e que diz o seguinte: "Vivemos esperando o dia em que seremos melhores, melhores no amor, melhores na dor, melhores em tudo...Vivemos esperando dias melhores...".

Se a intenção da maioria das pessoas é esta, e eu sei que é, pois minha experiência clínica me mostra isso, então a grande oportunidade de começar essa mudança para melhor é agora.

Sei perfeitamente que um dos desafios do ser humano é iniciar a mudança, ou seja, mesmo vivendo com dificuldades, algumas pessoas resistem a ela, e isso acontece pela força do hábito, do costume, e vários outros motivos.

A mudança traz o novo, o inusitado, o desconhecido, a nova adaptação, o que para muitas pessoas é bem assustador e exige muito delas.

Se você tem uma percepção positiva a seu respeito, se acredita verdadeiramente em seu potencial, em sua força interior, em sua determinação, fica mais fácil abrir mão daquilo não lhe é favorável em seu jeito de ser e em seu estilo de vida.

Entretanto, se você não tem uma boa percepção de sua força interior, se você não se considera capaz de promover e manter mudanças importantes em seu jeito de ser e modo de viver, resistirá, sim (até como forma de defesa), a reconhecer e iniciar essas mudanças, sejam elas quais forem.

Em última instância, o máximo que poderá fazer a seu favor é dizer aqueles que fazem parte de seu convívio que você  tem certeza que, neste ano, tudo irá melhorar. Mas vai aqui uma dica, tudo melhora quando existe uma iniciativa, uma atitude sua neste sentido e ponto!

O que favorece a conquista de uma melhor qualidade de vida é o autoconhecimento, se conhecer verdadeiramente é o ponto fundamental para realizar com sucesso o aprimoramento pessoal.

Aqueles que tentam aprimorar seu jeito de ser e não conseguem fazê-lo sozinhos, devem buscar ajuda especializada, pois, seja por onde for, só é possível vislumbrar uma boa convivência entre todos, quando se está bem consigo mesmo, e isso depende, também, do exercício do aprimoramento pessoal.

Entendam que a sociedade que vive em harmonia, vive muito melhor, e isso reflete positivamente na saúde física, mental e emocional de todos.

Sendo assim, diariamente, mantenha o equilíbrio psicológico e emocional, e também o controle sobre seus vícios, compulsões, teimosia, mau humor, agitação, impulsividade e ansiedade, e acredite que com esta mudança de comportamento, sua vida será bem melhor, em todos os aspectos.

Em 2025, desejo sinceramente, que todos sejam melhores.

Melhores no amor, na dor, melhores em tudo!







quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Desejos para 2025

 


Desejo a você uma vida simples com coragem para se despir de tudo o que não lhe serve mais.

Desejo que você esvazie sua mochila interna  de expectativas e comparações para encontrar a leveza que já existe dentro de você.

Que se aceite por inteiro, se aproxime de suas sombras com amor e integre todas as nuances do seu ser com gentileza e carinho.

Desejo que você se permita errar. Aceite sua humanidade. Você é um ser em construção e maravilhosamente imperfeito.

Desejo que respeite o seu ritmo e descomplique. E, sem excessos, se aproxime de sua autenticidade, de sua natureza e aproveite de forma inteira o maior presente que tem: a sua vida!

Desejo que escolha a doçura e a suavidade. Diminua a carga de trabalho, as atividades, os afazeres e as informações. Diminua as críticas, principalmente as suas com você mesma, as exigências e aprecie mais o que já existe em sua vida.

Desejo que troque a frustração pela apreciação. E que dia após dia tenha a sua vida em suas mãos, de forma verdadeira, livre e autêntica.

Feliz Ano Novo!

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Bem vindo Janeiro!



Bem vindo seja 2020! Um ano novinho pela frente! Hora de planejar a vida e tentar concretizar os projetos.
Todo começo de ano traz em seu ventre uma possibilidade, como sucessivas portas que se abrem ao longo da jornada humana convidando cada um de nós a atravessá-las e a descobrir uma outra paisagem, um novo conteúdo, uma segunda chance.
Janeiro incorpora a chance de transpor mais um limiar. O calendário se renova e junto com ele nossos sonhos podem ganhar asas mais robustas. Não por acaso, o mês faz referência ao deus romano Jano (em latim Janus), protetor das portas, senhor dos começos e das passagens. Representado com duas faces, uma voltada para a frente e outra para trás, ele simboliza o início e o fim. O passado e o futuro. Justamente a disposição interna de cada um de nós nesse período.
Desejo um "Feliz Ano Novo" e uma colheita abundante ao longo de todo 2020!

Photo by Jamie Street on Unsplash

domingo, 29 de dezembro de 2019

Calendários de 2020 para imprimir

 
 
 
Dezembro está chegando ao fim e um novo ano se aproxima. Nessa época, gosto muito de providenciar um calendário novo já para começar o planejamento e a organização dos próximos meses. Segue uma lista de sites que possuem calendários gratuitos para imprimir. Há modelos de vários tipos com ilustrações de doces, de flores e de modelos mais minimalistas.
 

Com que cores você pintará 2020?



Em meio ao turbilhão de imagens e estímulos que recebemos diariamente, o branco nos acalma sempre que o notamos no alto das bandeiras de paz, na leveza das nuvens e, uma vez por ano, nos trajes de Réveillon.
A tradição de vestir branco simboliza purificação. Ao usarmos roupas dessa cor, entre brindes e simpatias, comunicamos ao Universo nosso desejo de inaugurar o ano livres de toda e qualquer energia negativa.
No momento da virada, o tom também assume a metáfora do ponto de partida. Ou, se preferir, da tela vazia, à espera das tintas que darão forma às nossas escolhas.
Com que cores você pintará 2020? Com o vermelho da paixão, com o amarelo da amizade, com o verde da esperança, com o dourado da prosperidade ou com uma pincelada de cada tom?

Photo by JFL on Unsplash


segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Feliz Natal!


O Natal não seria pura magia se não fosse efêmero. Tudo o que nos oferece são flashes memoráveis que arquivamos pela vida afora em um lugar bem quente dentro do peito. Lampejos de sorrisos iluminados pela emoção que se confundem com o pisa pisca das luzes. O tilintar das taças ressoando com os sinos de Belém a anunciar a boa nova. E ela chega. Sabemos disso quando acolhemos e somos acolhidos por um mar de abraços ligeiramente mais apertados que de costume. As crianças, por sua vez, encarnam a alegria. Olhinhos vidrados no relógio à espera do bom velhinho. Um senhor de barba branca que as recompensará por serem almas angelicais. Com todos esses retalhos na mente, adormecemos em berço sereno.  No coração, esperanças renovadas e  a certeza de que o Bem nos rodeia com suas asas celestiais.

Photo by Evelyn on Unsplash

domingo, 15 de dezembro de 2019

Com as malas prontas! Férias se aproximando!


Sair da rotina, respirar novos ares, desbravar novas terras não é luxo, mas necessidade. Viajar é, sem dúvida, uma das melhores coisas da vida. Já pensou o que seria de nós e de nossa rotina sem as tão sonhadas férias?
E você não precisa ir muito longe para sentir o prazer das descobertas. Bastam uma dose de inspiração e uma pitada de espírito aventureiro.
Passar férias em casa também é bom! Já experimentou ser turista na sua própria cidade? É bom demais! Aprender a ver os lugares "de sempre" com olhos novos e também fazer coisas que a gente nunca tem tempo para fazer, aproveitando o calor da estação. Pode ter certeza que você vai se divertir e se surpreender. E também não esqueça que não fazer nada, ficar em casa descansando é ótimo. O importante é desligar! 
Comece olhando ao seu redor. Nem sempre os tesouros estão do outro lado do oceano. Tente mudar o ângulo, ampliar a perspectiva. Que tal reservar o fim de semana para visitar aquela cidadezinha tão próxima, mas até então ignorada? Certamente, ela reserva encantos peculiares. Faça o teste.
Com certeza, quem procura atrai boas surpresas. Um museu, uma igreja centenária, um jardim secreto. A vida está aí fora, como também dentro de você. "A vida é o que fazemos dela. A viagem são os viajantes",  já dizia o poeta português Fernando Pessoa (1888-1935).


Photo by STIL on Unsplash

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Resoluções de final de ano



Alguma coisa acontece em nosso coração quando o fim de ano se aproxima. Um belo dia, somos tomados pelo desejo de desacelerar o ritmo, atendendo ao convite  da introspecção. E, sem sabemos ao certo de onde vem essa súbita serenidade, nos debruçamos sobre o ano que passou. Primeiro, avaliamos perdas e ganhos. Depois, livres das amarras do apego, fechamos o balanço e nos abastecemos da promessa de um ciclo novinho em folha.
Aproveitando a fase  de recomeço, selecionei algumas sugestões de resoluções para colocar em prática no novo ano. São elas:

- Jogar fora papéis que não servem para nada, doar objetos que você não usa, mas que poderão ser de muita  valia para outros;
- Ler mais. Você aumenta seu vocabulário, estimula sua imaginação e amplia seus conhecimentos;
- Reciclar tudo que você puder. Cuidar do planeta é cuidar de você mesmo. E vice-versa;
- Fazer pequenas pausas ao longo do dia, de um minuto ao menos, para respirar profundamente e relaxar;
- Exercitar o cérebro. Passatempos como Sudoku e palavras cruzadas são  excelentes  para isso.

Para ter mais ideias: Resoluções de Ano Novo / Paulo Tadeu / Editora Matrix

E que 2020 entre em nossas vidas como um presente!


Photo by Vika Fleisher on Unsplash

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Viva dezembro!



A cidade vai ganhando um ar mais amistoso. Tem Papai Noel, tem rena, tem luzes. É  Natal. Então compramos uma árvore ou aproveitamos a que tem em casa e depois damos a ela toques de um delicioso colorido, com bolas, pequenas lâmpadas, laços e muitas outras miudezas. Tudo cores vibrantes, que vão pincelando nossa memória afetiva de verde, vermelho, azul, laranja, dourado, prateado. Por que tudo isso? Porque é dia de festa, de uma comemoração que valida crenças e, principalmente, nos aproxima.

Feliz dezembro para você!

Photo by Annie Spratt on Unsplash

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

10 idéias para tornar 2014 um ano mais feliz!



1- Livre-se dos pensamentos ruins, dos maus hábitos e das companhias tóxicas.
2- Sinta gratidão pela vida que tem e lembre-se agradecer às pessoas também ilumina o seu dia.
3- Busque um corpo possível, não um corpo idealizado. Isto é sabedoria!
4- Viaje! Viajar amplia os horizontes, "agita" os neurônios que ficam estacionados quando presos à rotina!
5- Aprenda coisas novas. Você se sentirá mais jovem! Pode ser um novo idioma, uma dança, um jogo etc.
6- Viva no presente, que é o único momento sobre o qual temos controle. O passado já foi. O futuro não chegou. Só o hoje lhe pertence.
7- Sua casa é seu templo. Fica difícil ser feliz na bagunça. Livre-se dos excesssos, do que estiver quebrado, mantenha tudo limpo, armários arrumados.
8- Flores pela casa sempre melhoram o astral e revelam que a alegria é bem vinda.
9- Sinta prazer em estar consigo mesma(o). Procure descansar, não permita que o cansaço se acumule demais pois o seu sistema imune vai sofrer.
10- E principalmente tenha fé na vida, cultive a gentileza e lembre-se que a felicidade está mais no nosso interior do que no mundo aqui fora.

Um lindo 2014 para todos vocês!
 
Imagem: chez noelle


sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Qual o seu mantra para 2012?

 
Todo ano escolho um mantra para repetir durante o ano. Costumo escrevê-lo também na agenda, num papel colorido deixando-o à vista no meu quarto, na porta da geladeira, na mesa de trabalho. Em 2011, o meu mantra foi "Eu sou a Luz. Eu sou a Paz. Eu sou o Amor." Em 2012, escolhi a frase "Tudo vai dar certo!"
E você: já escolheu um mantra para 2012? 

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Em 2012 eu vou torcer por vocês!



 A canção de Jorge Benjor, na voz de Fernanda Abreu, me inspirou para escrever a última postagem de 2011. Deixo vocês com a letra da música e o link para o vídeo no youtube com os votos de que 2012 seja um ano de paz, muita paz! Feliz Ano Novo!

Eu vou torcer pela paz
Pela alegria, pelo amor
Pelas coisas bonitas
Eu vou torcer, eu vou

Pelo inverno, pelo sorriso
Pela primavera, pela namorada
Pelo verão, pelo céu azul
Pelo outono, pela dignidade
Pelo verde lindo desse mar
Pelas coisas bonitas
Eu vou torcer, eu vou

Pelas coisas úteis que se
Pode comprar com dez reais
Pelo bem estar,
Pela compreensão
Pela agricultura celeste
Pelo meu irmão
Pelo jardim da cidade,

Pela sugestão
Pelo amigo que sofre do coração
Pelas coisas bonitas
Eu vou torcer, eu vou
Eu vou torcer pela paz
Pela alegria, pelo amor
Pelas coisas bonitas
Eu vou torcer, eu vou

Om shanti, shanti shanti hari om

Eu vou torcer pela paz, pelo amor,
Pela alegria, pelo sorriso
Eu vou torcer pela amizade,
Pelo céu azul, pela dignidade
Pela tolerância, pela natureza,
Pelos meninos, pelas meninas
Por mim, por você
Eu vou torcer,
Eu vou torcer...



sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal!


Uma linda noite de Natal para todos vocês!

domingo, 11 de dezembro de 2011

Uma visão positiva para 2012!

Considerando o final do ano como um momento especial de mudança do velho para o novo sabemos que há uma vibração no ar, renovação, renascimento, novo começo. Isto contribui para que os bons sentimentos surjam em nossos corações.  Todos nós buscamos uma vida com mais paz, amor, sucesso, harmonia, brilho, felicidade. Se buscamos um mundo melhor, somos responsáveis por isso e cada um tem uma porcentagem nessa responsabilidade. Cada decisão nossa tem um grande impacto na humanidade. Quão cuidadosas deveríamos ser com as nossas ações, palavras, pensamentos para criar um impacto positivo no mundo. É preciso abandonar atitudes e pensamentos como: arrogância, revanche, competição, enfim, todos que não quero mais levar para o ano novo. Agora escolho os companheiros constantes que carregarei firmemente durante 2012 como: paz, amor, tolerância, humildade, perseverança etc...
É um brinde de renovação, de renascimento, de compromisso consigo mesmo e com a minha própria felicidade. Reforçar o senso de valor dessas atitudes em nossa vida. Perceber quais são as qualidades que mais significam e que são necessários para cada um. Essas atitudes podem ser tomadas como princípios para 2012! Pense nisso!  




quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tempo de renovar...



Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia. E, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.

Fernando Pessoa

Feliz Ano Novo!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Feliz Natal!


A mais longa caminhada só é possível
passo à passo...
O mais belo livro do mundo foi escrito
letra por letra...
Os milênios se sucedem,
segundo a segundo...
As mais violentas cachoeiras se formam
de pequenas fontes...
A imponência do pinheiro e a beleza do ipê
começaram ambas na simplicidade das
sementes...
As imensas dunas se compõem
de minúsculos grãos de areia...
Assim também o mundo de paz,
de harmonia e de amor com que
tanto sonhamos só será construído
a partir de pequenos gestos de compreensão,
solidariedade, respeito e perdão, dia a dia...
Ninguém pode mudar o mundo,
mas podemos mudar uma pequena parcela dele:
Esta parcela que chamamos de "EU"
Um lindo Natal para todos vocês!

domingo, 5 de dezembro de 2010

Neste final de ano, cultive criatividade e paciência!



2010 passou rápido e chegamos finalmente em dezembro. Quem mora nos grandes centros urbanos, já começa observar lojas, shoppings e mercados mais cheios, a lentidão do trânsito ainda maior (independente do horário) e nas ruas um maior movimento de pessoas já iniciando as compras de Natal e os preparativos para as festas de final de ano. Mas diante de toda a correria desta época deixo aqui uma sugestão. Mande embora a certeza de que perde tempo quando para e contempla a natureza ou mesmo se deixa abstrair nas ruas da cidade. Simplesmente curtir o movimento das pessoas nos parques ou nas ruas pode ser algo muito relaxante. É assim, nesse dolce far niente, como dizem os italianos para definir a delícia de não fazer nada, que as idéias brotam. Você se sentirá mais criativo. Às vezes, o ser criativo não nasce do esforço. Antes, precisa de calma e de um não pensar, como deixar a porta aberta e espaço para o novo chegar. Lembre-se criatividade e paciência são qualidades que podem e devem ser semeadas.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Sugestões para 2010



Mais algumas horas e já estamos em 2010! Deixo aqui algumas sugestões para o novo ano:

Onde houver:

Ressentimento pratique o perdão.

Cobrança pratique a flexibilidade.

Controle pratique a confiança.

Rotina pratique a criatividade.

Medo pratique a coragem.

Confronto pratique a negociação.

Resistência pratique a aceitação.

Uma excelente passagem de ano para todos!