quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Os sete principais neurotransmissores e seus efeitos

 


Os neurotransmissores são substâncias químicas produzidas pelos neurônios. Eles são os mensageiros químicos do cérebro: sua função é enviar informações às outras células do corpo. São os neurotransmissores que avisam ao nosso corpo que está chegando a hora de dormir quando não há mais exposição à luz, que estamos em uma situação de perigo ou que o bebê está pronto para nascer, por exemplo.

1- Dopamina: é responsável pelo hormônio do crescimento e pela coordenação dos movimentos. Está vinculada à euforia, mecanismos de recompensa e reforço de comportamento. 

Hábito: comemorar, ser grato, fazer exercícios físicos e atividades criativas como pintura, ouvir música.

Efeito: reduz a ansiedade, melhora o ânimo, a energia e a motivação.

2- Serotonina: regula e modula o humor, sono, ansiedade, apetite, coagulação sanguínea, e o ciclo circadiano também. Tem efeito sobre o desejo sexual e aprendizado.

Hábito: exercícios físicos, tomar sol, massagens, comer alimentos ricos em triptofano como banana, ovos entre outros.

Efeito: reduz maus hábitos, aumenta a capacidade de decisão.

3- Melatonina: está conectada à retina e tem intensa relação com claridade/escuridão. Sua função é regular os diferentes ciclos do corpo humano, como os ciclos metabólicos, neuroendócrinos e sono-vigília.

Hábito: tomar um pouco de sol

Efeito: melhora a qualidade do sono.

4- Noradrenalina: está relacionada com o estado de alerta causado pela resposta de luta ou fuga do nosso corpo. Aumenta a atenção e a excitação nos momentos de estresse.

Hábito: massagens e exercícios físicos.

Efeito: reduz o estresse, melhora o foco e a capacidade de pensar.

5- Ocitocina: é um hormônio neurotransmissor. Tem função no reconhecimento social, na ligação e na reprodução sexual - causa as contrações do útero na hora do parto. É associada aos sentimentos de amor, gratidão e modulação do medo.

Hábito: trocas de afetos

Efeito: proporciona bons sentimentos, amor, conexão e confiança.

6- GABA: abreviação de ácido gama-aminobutírico, age na visão, controle motor e regulação da ansiedade e do humor.

Hábito: meditação, exercícios respiratórios, comer alimentos ricos em ácido glutâmico como banana, brócolis entre outros

Efeito: reduz a ansiedade e aumenta o relaxamento

7- Endorfina: também chamada de "hormônio do prazer", age na transmissão do sinal de dor, causando prazer, felicidade e bem estar. Tem envolvimento com a resposta imunológica do organismo.

Hábito: exercícios físicos, comer chocolate, relembrar bons momentos, contato com a natureza como fazer uma caminhada em um parque ou até mesmo mergulhar no mar.

Efeito: reduz a dor, a depressão e aumenta a sensação de felicidade.

Para saber mais: 

- Livro Neurociência da mente e Comportamento / Autor: Roberto Lent

Imagem: Foto de Count Chris na Unsplash

Nenhum comentário: