O domingo de Páscoa se aproxima. Para mim este sempre foi um dia de alegria, encontro e celebração mas este ano em virtude da necessidade de estarmos mais reclusos em nossas casas, a celebração deste dia especial será mais tranquila no aconchego do lar mas apesar disso os tradicionais símbolos da Páscoa não podem faltar.
O coelho que é o símbolo da fertilidade e está associado à primavera no Hemisfério Norte e às festas pagãs. A deusa Ostera, dos povos nórdicos, é representada com os cabelos longos cheios de flores e rodeada de coelhinhos.
O ovo é uma herança de muitos povos. Os antigos chineses colocariam as cascas de ovo durante as festas da primavera e ovos eram dados de presente para comemorar um novo ciclo nos países escandinavos. O costume de esconder ovos de Páscoa no jardim para as crianças foi importado pelo Brasil da cultura anglo-saxônica. Os ovos passaram a ser de chocolate no século 18, possivelmente na Holanda.
Osterbaum, a árvore da Páscoa, é montada em um galho seco onde são colocados ovos coloridos que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressureição. Esta é uma tradição herdada dos imigrantes alemães.
Feliz Páscoa para você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário