quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Comunicação nos relacionamentos



Neste final de semana, estive pensando nos desafios para desenvolvermos uma comunicação eficaz com as pessoas com quem nos relacionamos. Como nada acontece por acaso, veio parar nas minhas mãos, por intermédio da minha amiga Rosana, um livrinho com o título "Os 7 hábitos compactos das pessoas altamente eficazes. Confiança" da Negócio Editora. Selecionei alguns trechos interessantes:

"Antes que os problemas apareçam, antes de tentar avaliar e prescrever, antes de apresentar suas próprias idéias - procure compreender. Quando procuramos compreender real e profundamente uns aos outros, abrimos as portas para soluções criativas e terceiras alternativas. Nossas diferenças deixam de ser obstáculos para a comunicação e o progresso."

Stephen R. Covey

"Seu modo de expressar uma crítica é importante. Deixe a outra pessoa saber que você quer falar em determinado momento em vez de começar uma briga. Seja sensível e calmo. Fale sobre seus sentimentos, não sobre os defeitos do outro. Lembre-se do que vocês têm em comum, não do que os separa."

"Outras pessoas talvez compliquem nossa vida, mas a vida sem elas seria insuportavelmente solitária... Ninguém consegue ser verdadeiramento humano no isolamento. As qualidades que nos tornam humanos se originam apenas do modo como nos relacionamos com os outros"

Harold Kushner

2 comentários:

Anônimo disse...

Minha doce amiga, como fazer se a pessoa que amamos não sabe o que quer da vida ? Uma hora demonstra nos amar, em outra foge da gente igual diabo foge da cruz ? Foge de si mesmo. Eterna confusão !
O que fazer ?

Valquiria Rita Geraldine disse...

Olá, Rosana! É realmente uma sensação de grande frustração quando as pessoas não correspondem as nossas expectativas. Isso acontece porque não somos responsáveis pelas atitudes e escolhas dos outros. Em relação à questão que você me apresentou pense se talvez você não tenha que trabalhar a aceitação. Simplesmente aceitar as pessoas da forma como se apresentam. A vida é como deve ser e traz as situações que precisamos para o nosso crescimento e evolução e aceitar as coisas e pessoas como são e não como gostaríamos que fossem é um aprendizado enorme. Pretendo em breve realizar uma postagem sobre a aceitação. Beijos!