sexta-feira, 12 de junho de 2009

Vamos praticar compaixão?



A palavra compaixão vem do grego compathos, que significa "sentir com". A compaixão pode ser considerada como um sentimento que permite respeitar as outras pessoas como gostaríamos de ser respeitados além de despertar um delicioso estado de paz em nossa mente.

A compaixão pode ser praticada. Harry Palmer, escritor e pesquisador canadense, sugere o seguinte exercício:

Em silêncio, mentalize um familiar, amigo ou desconhecido e repita para si mesmo:

1- Exatamente como eu, esta pessoa está procurando a felicidade na sua vida.

2- Exatamente como eu, esta pessoa está tentando evitar o sofrimento na sua vida.

3- Exatamente como eu, esta pessoa já conheceu a tristeza, a solidão e o desespero .

4- Exatamente como eu, esta pessoa está buscando dar conta de suas necessidades.

5- Exatamente como eu, esta pessoa está aprendendo, a cada dia, a viver.

Nenhum comentário: