terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Praticando a escrita terapêutica



Sempre acreditei que devemos cuidar da mente assim como cuidamos do corpo. Da mesma forma que uma boa alimentação, tomar água, ter uma boa noite de sono são importantes para o nosso bem estar físico também devemos ter práticas que colaboram para o nosso bem estar mental e a escrita terapêutica é com certeza uma delas.
Podemos definir a escrita terapêutica como uma técnica que consiste em escrever sem pensar muito no resultado final. A forma de expressão e a gramática não são importantes. É fundamental que seja um tipo de escrita introspectiva, pessoal e emocional funcionando como uma descarga de sentimentos e emoções trazendo mais leveza para a mente.
Os benefícios do diário terapêutico são muitos entre eles proporcionar autoconhecimento e paz interior através da liberação de tensões mentais, organização de pensamentos e ideias, ressignificar experiências compreendendo os problemas de outra perspectiva dando-lhes um outro significado.
Além disso há inúmeros casos de tensões internas que se transformam em problemas físicos como: dores nas costas, dores de cabeça, enxaquecas, tonturas, palpitações, distorções na visão,  gastrites, problemas na pressão arterial etc. Sendo assim, é fundamental que cada pessoa expresse de alguma forma os desafios que tem em sua vida diária eliminando todo o peso que carrega dentro de si pois se guardamos as negatividades, em algum momento, elas acabarão saindo em forma de mal estar e dores físicas.
A escrita terapêutica pode ser o primeiro passo que você pode dar no cuidado da sua saúde emocional. Para fazer um diário terapêutico é muito simples: escolha um caderno para ser o seu diário. Nele você pode escrever o que quiser: atividades que gosta de fazer ou que tragam bem estar, suas conquistas, fazer uma lista de coisas pelas sente gratidão e também escrever sobre suas angústias, suas preocupações, pensamentos ou sentimentos mais perturbadores. É interessante no momento de colocar tudo no papel, descrever a emoção ou o sentimento que está sentindo uma vez que as emoções precisam ser identificadas e compreendidas pois é a partir do entendimento do que causou ou está causando o desconforto será possível começar a sair dele.
Então mãos à obra! Escreva! Apenas escreva! Deixe as palavras fluírem de forma livre e natural.

Nenhum comentário: