quinta-feira, 25 de abril de 2019

Para restaurar o equilíbrio utilize os princípios toltecas



Aproveitei a tranquilidade deste último final de semana para reler Os Quatro Compromissos - O Livro da Filosofia Tolteca (Editora Best Seller). O autor, o xamã americano e médico Don Miguel Ruiz, descendente de toltecas, divulga desde a década de 70 os quatro ensinamentos fundamentais da sabedoria desse povo lembrado por ser pacífico e respeitoso com os seus semelhantes. Os sacerdotes toltecas, como conta Don Miguel Ruiz, possuíam grande sabedoria, dominavam a astronomia, a geometria e a medicina. Entre suas histórias e lendas, deixaram quatro ensinamentos essenciais:

- O primeiro compromisso: seja impecável com a sua palavra. Diga somente o que você realmente quer dizer. Evite usar a palavra para falar contra você ou fazer fofocas. Use o poder  da sua palavra no sentido da  verdade e do amor.

- O segundo compromisso: não leve as coisas para o lado pessoal. "Nada que as outras pessoas  fazem é por causa de você", diz Don Miguel. O que os outros dizem ou fazem é uma projeção da realidade deles, de seus próprios sonhos. Quando você ficar imune às opiniões alheias, não será vítima de sofrimento desnecessário.

- O terceiro compromisso: não faça  prejulgamentos. Tenha a coragem de fazer perguntas e de expressar o que você realmente quer. Comunique-se com os outros o mais claramente possível, para evitar mal-entendidos, tristezas e dramas.

- O quarto compromisso: sempre dê o seu melhor; nem mais nem menos. Assim evitará autocríticas negativas e arrependimentos.

Nenhum comentário: