quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Priorize o seu equilíbrio emocional e a sua saúde

 


Todas as pessoas, consciente e também inconscientemente, têm prioridades em suas vidas. Ou seja, fazem escolhas e determinam, de acordo com as suas crenças, recursos e valores internos, o que deve, realmente, permanecer no pico de suas pirâmides, transformando estas escolhas (devido ao lugar em que foram posicionadas) em prioridades.

No exercício da minha profissão, sei, perfeitamente, o quanto essas prioridades alteram o estado emocional das pessoas, e isso ocorre (entre outros fatores) devido à cobrança interna da pessoa com relação a ela mesma e aos resultados almejados.

Saiba que ninguém consegue produzir nada de forma adequada, em situações em que haja muita cobrança, pressa, insegurança e expectativa exagerada.

Este contexto, além de não trazer bons resultados, vai, a curto prazo e associado a outros fatores desencadeantes, gerar alterações orgânicas e vários sintomas físicos, tais como: palpitação, alteração da pressão arterial e sudorese; sintomas psicológicos como: distúrbios do sono, angústia, ansiedade e medo; alguns transtornos alimentares: exagero na alimentação ou ausência de fome, e também transtornos de humor caracterizados como euforia e depressão.

Portanto, seja qual for a sua prioridade e a situação em que estiver envolvido, priorize também o seu equilíbrio emocional. Mude alguns de seus padrões mentais, tenha uma atitude positiva perante a vida e acredite que, se fizer a sua parte com ponderação, planejamento e tranquilidade, todo o Universo irá conspirar a seu favor, inclusive a sua saúde física e mental.