sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sistema imunológico e bem estar

O sistema imunológico também é influenciado pela maneira como nos sentimos. Isso acontece porque as nossas emoções são processadas no sistema límbico, localizado no cérebro. Quando estamos para baixo ou nervosos, ele manda uma mensagem para outra parte da massa cinzenta, o hipotálamo, que, por sua vez, encaminha uma ordem para a hipófise, conhecida como glândula-mestra do sistema nervoso. A hipófise, então, faz com que as suprarenais secretem na corrente sanguínea uma enxurrada de substâncias, principalmente adrenalina e cortisol - os hormônios do estresse. O resultado de todo esse processo químico é a diminuição da atividade das células de defesa, deixando o caminho live para os invasores. O coração também sente o baque e dispara, desencadeando uma reação em cadeia que atinge a respiração e a digestão, entre outras funções do corpo. Por outro lado, se estamos vendo o mundo com lentes cor de rosa, o cérebro inibe a produção de adrenalina e cortisol, ao mesmo tempo que manda para a circulação uma grande quantidade de endorfina, proporcionando ainda mais bem estar e fazendo o organismo todo funcionar.

Fonte: Revista Bons Fluidos, maio 2009, página 34

4 comentários:

Unknown disse...

Amiga,adoro o seu espaço pois aprendo muito.
Tem um selinho de agradecimento pela sua presença em meu blog,que completou três anos no último dia 2de agosto.Quando tive um tempinho, passe lá e pegue o seu,tá?
Um abraço..Emília

Valquiria Rita Geraldine disse...

Olá, Emília!
Quanta gentileza!
Muito obrigada!
Abraços

Estela disse...

Oi Valquiria,
Gostei de te conhecer. Seu espaço é bastante acolhedor.
Gostei do seu perfil.
Fiz curso de Aromaterapia aí em São Paulo, na ABRAROMA, com a Sandra Spiri. Aqui no Rio, dei algumas aulas e palestras, principalmente sobre química dos óleos essenciais, pois sou formada em Química.
Fico feliz que esteja seguindo O "Aroma nosso..."
Bjs.

Anônimo disse...

São parágrafos como esse que desvendam a sutil sincronia do corpo humano e nos revelam que atitudes simples previnem males.
Obrigada Valquíria.
Bjkas,
Calu