segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Exercícios de Escrita Terapêutica



Dando sequência ao artigo da semana passada, selecionei alguns exercícios de Escrita Terapêutica. O objetivo deles é liberar emoções, ter mais inspiração e organizar pensamentos e ideias. Você pode utilizar o caderno onde está escrevendo o seu Diário Terapêutico para fazer estes exercícios. São eles:

- Escreva uma carta para o seu  Eu do Futuro. O que espera que esteja vivendo daqui um ano? O que terá aprendido e superado? Que sonhos terá alcançado?

- Quais são as frases e citações que te inspiram? Escreva alguma delas.

- Escreva em um papel as coisas que causam ou causaram medo em sua vida. Pegue uma tesoura e corte o papel em pedacinhos bem pequenos.

-Escreva o sentimento que quer sentir durante todo o seu dia. Dobre o papel e coloque em sua carteira ou bolsa. Concentre-se em coisas boas e positivas.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Praticando a escrita terapêutica



Sempre acreditei que devemos cuidar da mente assim como cuidamos do corpo. Da mesma forma que uma boa alimentação, tomar água, ter uma boa noite de sono são importantes para o nosso bem estar físico também devemos ter práticas que colaboram para o nosso bem estar mental e a escrita terapêutica é com certeza uma delas.
Podemos definir a escrita terapêutica como uma técnica que consiste em escrever sem pensar muito no resultado final. A forma de expressão e a gramática não são importantes. É fundamental que seja um tipo de escrita introspectiva, pessoal e emocional funcionando como uma descarga de sentimentos e emoções trazendo mais leveza para a mente.
Os benefícios do diário terapêutico são muitos entre eles proporcionar autoconhecimento e paz interior através da liberação de tensões mentais, organização de pensamentos e ideias, ressignificar experiências compreendendo os problemas de outra perspectiva dando-lhes um outro significado.
Além disso há inúmeros casos de tensões internas que se transformam em problemas físicos como: dores nas costas, dores de cabeça, enxaquecas, tonturas, palpitações, distorções na visão,  gastrites, problemas na pressão arterial etc. Sendo assim, é fundamental que cada pessoa expresse de alguma forma os desafios que tem em sua vida diária eliminando todo o peso que carrega dentro de si pois se guardamos as negatividades, em algum momento, elas acabarão saindo em forma de mal estar e dores físicas.
A escrita terapêutica pode ser o primeiro passo que você pode dar no cuidado da sua saúde emocional. Para fazer um diário terapêutico é muito simples: escolha um caderno para ser o seu diário. Nele você pode escrever o que quiser: atividades que gosta de fazer ou que tragam bem estar, suas conquistas, fazer uma lista de coisas pelas sente gratidão e também escrever sobre suas angústias, suas preocupações, pensamentos ou sentimentos mais perturbadores. É interessante no momento de colocar tudo no papel, descrever a emoção ou o sentimento que está sentindo uma vez que as emoções precisam ser identificadas e compreendidas pois é a partir do entendimento do que causou ou está causando o desconforto será possível começar a sair dele.
Então mãos à obra! Escreva! Apenas escreva! Deixe as palavras fluírem de forma livre e natural.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Inspiração



"Para todo o mal, existe a cura. Para a tristeza, uma dose de alegria. Para a dureza da realidade, um sonho realizado. Para a expectativa, uma verdade sem ilusão. Para a desilusão, a possibilidade de um amor novinho em folha... Porque embora a vida pese de vez em quando, há sempre um alívio que nos restitui a esperança." (Erica Gaião)

Ilustração: Glenda Sburelin