quarta-feira, 17 de julho de 2019

Para as tardes de inverno, café com biscoitos!

 
No próximo sábado, dia 20 de julho, comemora-se o Dia Nacional do Biscoito!
Sou apaixonada por biscoitos e nestas tardes de inverno acho que não há nada mais divino do que se aconchegar com um livro maravilhoso acompanhado de um café quente com biscoitinhos.
Na Etimologia, que é a parte da gramática que estuda a origem das palavras, a palavra biscoito vem do latim "bis", duas e "coctus", cozido duas vezes, se referindo ao processo de fabricação. O vocábulo passou para o português através do francês, "biscuit".
Segue uma receitinha de biscoitinhos para acompanhar o café da tarde retirada do livro Panelinha: receitas que funcionam escrito pela Rita Lobo e publicado pela Editora Senac. Ainda não fiz estes biscoitinhos mas vou aproveitar um tempinho livre no sábado para fazer esta receita que é tão simples. Como gosto muito do sabor da baunilha, vou acrescentar na massa uma gota do extrato de baunilha.
Segue a receita:
 
 
Biscoito 1,2,3
 
Ingredientes
 
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 200 g de manteiga
- 2 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar ou utilize papel manteiga
 
Modo de Preparo
 
1- Preaqueça o forno a 180 graus (temperatura média). Unte três assadeiras grandes com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Se preferir, apenas forre com papel manteiga.
 
2- Misture todos os ingredientes até obter uma massa lisa.
 
3- Enrole a massa como se fosse uma cobrinha de 3 cm de espessura. Com uma faca, corte em pedaços de 0,5 cm de espessura.
 
4- Transfira os biscoitos para as assadeiras preparadas, deixando espaço entre eles para que possam crescer.
 
5- Amasse levemente cada biscoito com os dentes de um garfo.
 
6- Leve ao forno para assar por 10 minutos ou até que estejam dourados.
 
Foto: Caderno de receitas Gui Polain (www. moldandoafeto.com) / Livro Panelinha: receitas que funcionam / Autora: Rita Lobo / Editora Senac
 


Nenhum comentário: